domingo, abril 27, 2008

Fenómeno Obama

As eleições primárias dos democratas nos EUA estão ao rubro e quem contribuiu para esta acesa disputa foi o candidato Obama. Se de início Hillary Clinton era a grande favorita, à medida que foram sendo conhecidos os resultados de novos estados, Obama foi surgindo cada vez mais como um forte adversário e possível vencedor. Neste momento Obama possui uma vantagem de cerca de 160 delegados, vantagem esta demasiado grande para ser eliminada tendo em conta os restantes estados ainda em disputa.

Hillary não desiste, pois sabe que nenhum dos candidatos terá o número mágico de 2025 delegados necessários para vencer as primárias, cabendo portanto a decisão final aos superdelegados no congresso democrata. O seu argumento é que apesar de ter menos delegados, ela venceu nos maiores estados como New York, estados estes determinantes na conquista das eleições contra o candidato republicano.

Esta acesa luta tem no entanto um efeito perverso, que é dividir o eleitorado democrata em disputas que roçam o ataque pessoal entre os candidatos, enquanto MCcain já anda em plena campanha eleitoral.

Obama foi uma surpresa em termos de performance e apoios financeiros obtidos. Foi a campanha dos jóvens. O video da Obama Girl foi um sucesso tremendo entre os internautas e de certa forma mostra o dinamismo da campanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Greetings from Istanbul :-)
Have a nice day.