sábado, setembro 20, 2008

EUA - Do capitalismo às nacionalizações

Assistimos nos últimos tempos a um fenómeno extraordinário e que ninguem seria capaz de prever. Os EUA, país do capitalismo exacerbado, acabou por nacionalizar os gigantes Fannie Mae e Freddie Mac. Mais recentemente o FED emprestou 85.000 milhoes de USD para salvar a AIG.
Não deixa de ser irónico, o país que defende a livre concorrência, o capitalismo e a igualdade de oportunidades e deveres, vir agora salvar empresas mal geridas com o dinheiro de todos os contribuintes. Este cenário seria "aceitável" em Cuba não nos EUA.
Nada voltará a ser igual depois desta crise, considerada a maior desde a grande depressão. É necessário menos ambição, mais prudência e essencialmente mais supervisão para que não voltem a acontecer situações idênticas.
Agora é esperar que terminem as réplicas da crise e erguer novamente as economias. Vamos ver ...

1 comentário:

Unknown disse...

Neste momento já se alastrou até à Europa e se não forem tomadas medidas correctivas de todos os Estados a crise arrasta-se como um barralho de cartas.
Na história existem factos de crises e sucessos, para uns é uma grande crise e perdem imenso dinheiro, também há muitos que ganham milhões com novas oportunidades que vão surgindo de comprar acções de empresas e Bancos a preços insignificativos.
Estou optimista que Portugal vai também ser afectado, pois temos numa numa ecomonia global, mas iremos sair vitoriosos...