sábado, maio 03, 2008

A coisa está preta

A coisa está preta. Esta afirmação não tem um teor racial ou mesmo sexual, refiro-me mesmo às subidas das taxas de juros (Euribor). Nos últimos dois anos passaram de 2,5% para aproximadamente 5% tendo consequências desastrosas para as bolsas das pessoas, particularmente dos portugueses que possuem baixos salários e que estão endividados a pagar a sua casa. As prestações ao banco aumentaram cerca de 20% nos últimos dois anos, enquanto que os salários estão praticamente estagnados ou com crescimentos negativos (abaixo da inflação).

Para complicar a situação os combustiveis duplicaram de preço nos últimos anos e o mesmo está a acontecer com os bens essenciais como o arroz e o pão.

Os mercados financeiros estão de rastos e quem investiu em acções ou em títulos no último ano dificilmente terá uma rentabilidade positiva. Neste momento não vale a pena investir em produtos onde o capital não seja garantido dada a instabilidade dos mercados.

Sem querer ser anti-americano, mas tenho que admitir que o Sr. Bush é um dos grandes responsáveis pela actual situação do mundo. Com a sua política externa desastrosa, provocou guerras e instabilidade no médio oriente, região importantissima no que diz respeito aos combustíveis fósseis. Este mesmo lider descurou também a política interna, destruindo a mais poderosa economia mundial com consequencias para todo o mundo globalizado. A crise imobiliária nos EUA (subprime) criou um grave problema de sobre individamentos dos bancos, sendo obrigados a recorrer à ajuda dos bancos centrais.

Com este panorama, só me ocorre dizer, a coisa está mesmo muito preta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo Blog... notícias muitointeressantes...

Dá uma saltada pelos meus:

http://alemterra.com.sapo.pt

http://gianna-nannini.blogspot.com